Olá, meu nome é Ronei e hoje eu gostaria de contar como a energia solar pode ter aplicações diferentes para residências, empresas e para quem precisa de energia, mas mora ou tem residência no campo ou chácara, por exemplo.

Sobre o pessoal que vive em zonas rurais, quero dar uma atenção neste artigo, pois bem sabemos que muitas casas recebem energia elétrica insuficiente (ou nem recebem) então, a energia solar pode ser uma boa solução para quem tem esse problema.


Legal? Então vamos explicar passo a passo como a energia solar ajuda para quem tem problemas com abastecimento ou que reduzir em até 90% os gastos com energia. Já pensou receber uma conta que ates R$ 300,00 e agora ter que pagar apenas R$ 30,00.


Esse benefício e muitos outros você terá acesso através da leitura deste post.


#1 Para a sua casa

  • Incentivos Governamentais: desde a elaboração da Resolução nº 482, de 2012 pela Aneel, agência que controla e regula a distribuição de energia elétrica no Brasil, gerar energia solar garante abatimento em impostos. Você não paga IPI para adquirir os equipamentos, ICMS é reduzido e principalmente o PIS-Confins que é importante para geração doméstica. Quem gera sua energia tem isenção total deste imposto na tarifa de energia.
  • Economia de despesas: Além de reduzir o impacto ambiental (consumo de gás natural, petróleo e eletricidade) você está reduzindo os gastos com despesas elétrica. Em alguns anos, o investimento inicial com a instalação dos painéis solares será retornado na sua conta de luz.
  • Baixo custo de manutenção: A vida útil do painel é de 25 anos com manutenção mínima. Os painéis podem ser expostos à chuva e granizo; e necessitam de uma limpeza básica com água a cada 12 meses.
  • Fácil Instalação: a instalação de sistemas de capturas de energia solar é fácil e rápida. Interferindo pouco no sistema elétrico já existente no imóvel. Além de se adaptarem às necessidades da sua família, caso sua demanda por energia aumente, você pode instalar novos painéis em casa, fazendo mais energia ser gerada.


Se a casa é grande, não necessariamente significa que terá que pagar mais pela instalação, o que leva-se em conta é o gasto que ela tem. Uma casa menor, mas cheia de aparelhos, demanda mais energia do que outra.

Essas são as principais vantagens relacionadas de usar energia solar fotovoltaica em sua residência. Agora vejamos para empresas.


Em quanto tempo meu investimento retorna? Clique aqui e saiba!

#2 Para a sua empresa

Você deve ter reparado que alguns dos benefícios da energia para as residências, também se aplicam às empresa como a redução de impostos e de economia na tarifa. Além da fácil instalação e baixo custo de manutenção.

Agora vejamos algumas vantagens exclusivas para empresa (que tiram o sono de muitos empresários):

  • Sustentabilidade: Hoje em dia o assunto sustentabilidade é bastante debatido em empresas. Principalmente quando os próprios clientes exigem os cuidados necessários com o meio ambiente. A energia solar se destaca como uma fonte sustentável de energia, diferente da hidrelétrica e o gás natural. 
  • Renovabilidade: E além de ser sustentável, essa também é uma fonte renovável, significando que ela não se esgota a partir de seu uso, como ocorre com o petróleo e o carvão mineral, por exemplo.
  • Linhas de Financiamento: os bancos oferecem crédito especial para quem deseja colocar energia sustentável em sua empresa. Essas linhas tem taxas de juros a partir de 1,5% ao mês

#3 Para quem mora em zona rural ou longe de áreas urbanas

Imagine poder contar com um serviço de qualidade, 90% mais barato do que utiliza a rede elétrica e que não vai te deixar na mão. É isso o que você ganha instalando painéis fotovoltaico. Há também outras vantagens, veja:


  • Certeza de entrega: Os painéis são carregados pela luz do sol e ficam armazenados, permitindo que sempre haja luz em sua casa, mesmo com chuva forte ou a noite. A rede não cai com a mesma facilidade com que a rede convencional, acabando com os problemas de abastecimento.
  • Adaptação por demanda: Como dito acima, se sua casa tem uma demanda por mais energia, tudo o que você precisará fazer é adicionar um painel extra. Como as famílias mudam muito e casas de campo pode receber mais convidados do que o esperado, seu imóvel não ficará sem abastecimento por conta de um número excedente de pessoas.
  • Valorização do imóvel: sua casa no campo valerá mais, simplesmente por ter painéis de energia solar. Além de proporcionar conforto para os ocupantes, quem não quer morar num local sossegado e que oferece grandes descontos em energia solar para o dono da residência?

Seja casa ou empresa, na cidade ou no campo, a energia solar só tem a agregar para quem adere ao sistema. O custo inicial pode ser alto, mas ele se paga diante de todos os benefícios. Para quem mora em zonas rurais então, as vantagens são ainda maiores. Como conforto, tranquilidade e a certeza de estar contribuindo para o bem-estar de sua família e amigos.

Tire suas dúvidas diretamente com a gente!

Quais dúvidas você tem sobre a geração de energia solar? Clique aqui e entre em contato, eu gostaria demais de te ajudar.
Até mais!