Blog13

Olá, meu nome é Ronei e hoje eu tenho uma dica de economia, praticidade e sustentabilidade.

Se você acha que está pagando muito na conta de energia, já pediu colaboração dos familiares para desligarem a luz ao saírem de um cômodo e cansou de procurar por marcas de geladeiras, condicionadores de ar ou ventiladores que gastem menos, saiba que existe uma solução não muito conhecida pelos brasileiros…

Você já considerou instalar painéis de geração de energia solar na sua residência?

De acordo com um dos principais sites sobre energia fotovoltaica do Brasil, o Solar, o maior benefício da energia do sol para casas é diminuir a conta de luz em 90% através da economia de energia.

Além de representar a redução de seus despesas, ter sua própria fonte de energia também é vantajoso porque:

  • Você não precisa se preocupar com o aumento na tarifa: Sabemos que estamos passando por dificuldades de abastecimento em nossos rios e lagos, o que resulta no aumento de cobrança. Sendo que seu gerador tira energia do sol, você não mais terá que se preocupar com esses constantes aumentos de tarifas de energia que vêm se observado nos últimos 10 anos.
  • Você está ajudando o meio ambiente: A energia gerada é sustentável, sua comunidade saberá de seu compromisso com o meio ambiente.
  • Você ainda irá colaborar com a política de boa vizinhança: Um gerador de energia solar não faz barulho e não incomoda os vizinhos.
  • Você fará um investimento que irá agregar valor ao seu imóvel: Quem não gostaria de trabalhar ou morar num local que quase não tem gastos com a conta de luz?
  • Você não precisará se preocupar com diversos impostos: Não pagará IPI. Isso torna o custo do equipamento mais barato para a empresa e para você; e também há diversos outros impostos que você pagará com abatimento especial, só por ter um gerador em casa.
  • Você não vai esperar muito pela instalação: Ao contrário do que se pensa, a instalação do sistema de energia solar é rápida. Em aproximadamente 60 dias é possível implementá-lo em uma residência de médio porte. Esse é o tempo do projeto inicial até a ativação completa.
  • Você estará investindo num material de vida longa: Quando bem-cuidado, os microgeradores tendem a durar cerca de 25 anos. O vidro temperado de 3,2mm encontrados apenas em equipamentos de boa qualidade, aguenta chuva forte e granizo.

Como Funciona a Energia Solar?

  1. O painel solar é colocado no telhado e gera energia elétrica (com corrente contínua) quando afetado pela radiação solar.
  2. Essa energia passa por um “inversor solar” que alterna a corrente para alternada e equaliza-se com a frequência da residência (geralmente de 60Hz).
  3. A energia sai do inversor e é conectada à rede de sua casa, normalmente o sistema é conectado ao quadro de luz.
  4. Essa fonte de abastecimento irá acender lâmpadas, ligar eletrodomésticos e tudo o que consome energia que esteja ligado a tomada.

Painéis de Energia Solar: Cada dia Mais Acessível Aos Brasileiros

Só nos últimos 10 anos, a energia elétrica subiu 74%, impactando fortemente a indústria, o comércio e também as residências do país.

Com a publicação Resolução Normativa 482 em abril de 2012, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os brasileiros passaram a contar com diversas linhas de créditos oferecidas por instituições bancárias públicas (como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES) para quem deseja mudar para energia autossustentável em suas casas ou empresas. Isso facilita o acesso dos brasileiros à geração de energia solar.

Diversas instituições bancárias particulares oferecem opções de financiamento semelhantes. Para saber se o seu banco está entre uma delas, procure o seu gerente.

Neste artigo, eu quis abordar todos os principais motivos pelo qual a geração de energia solar é mais barata para o seu bolso.

Se você ficou com alguma dúvida, se há algo mais que gostaria de saber sobre geração de energia solar, entre em contato comigo. Terei todo o prazer em responder.

Até mais!

Entre em contato e tire suas dúvidas diretamente com a gente